segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MARKETING SOCIAL - UMA FERRAMENTA COMO AÇÃO DO BEM

O atendimento a área social no passado, era feito por senhoras da sociedade que, realizando obras sociais, exercitavam sua vocação filantrópica. Hoje, a gerência por intenções já não encontra mais espaço no mercado. Com o crescimento do terceiro setor, tanto em volume de recursos financeiros quanto em relevância social e política, e sua consequente profissionalização, as modernas técnicas de gestão de negócios foram incorporadas à área social.

A expressão Marketing Social surgiu nos EUA, em 1971, e foi usada pela primeira vez por Kotler e Zaltman que, na época, estudavam aplicações do marketing que contribuíssem para a busca e o encaminhamento de soluções para diversas questões sociais. O termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e o controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma ideia ou prática social em um ou mais grupos adotantes escolhidos como alvos. Recorre a conceitos de segmentação do mercado, pesquisa de consumidores, desenvolvimento e testes de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria de troca, para maximizar as respostas dos adotantes escolhidos como alvos. A instituição patrocinadora busca concretizar os seus objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.

Atualmente podemos definir Marketing Social como: o emprego do planejamento de mercado, estratégia, análise e técnicas gerenciais tradicionais e inovadoras para o bem estar do indivíduo e da sociedade. É um programa público do ponto de vista do consumidor usando uma tecnologia de administração da mudança social associada ao projeto de implementação e controle de programas destinados a aumentar a disposição das pessoas ou grupos para a aceitação de uma ideia, um comportamento ou uma prática social. É uma ferramenta democrática eficiente usada para criar e outorgar um maior valor à proposta social, redescobrindo o consumidor por meio do diálogo interativo gerando condições para que se construa o processo de reflexão, participação e mudança social.

É uma gestão estratégica do processo de mudança social a partir da adoção de novos comportamentos atitudes e práticas, nos âmbitos individuais e coletivos, orientados por princípios éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.


Importância

Hoje, cada vez mais pessoas na sociedade estão desejosas de uma mudança social: mudanças em sua forma de vida, na economia e em seus sistemas sociais, nos seus estilos de vida e em suas crenças e valores. Isto se deve ao fato de que as coisas estão se desenvolvendo de uma maneira tão rápida que as pessoas notam uma constante revolução de expectativas crescentes. A competição está cada mais acirrada, tornando difícil que uma empresa se destaque nesse cenário econômico. Hoje a tecnologia está acessível para toda a concorrência. Um produto novo é facilmente copiado dado a essa fácil acessibilidade. Assim as empresas estão em busca de formas que podem atrair seus clientes. Essas mudanças sociais, políticas e econômicas, não poderiam passar desapercebidos pelo marketing e, em particular, pelo marketing social.

O problema maior das empresas é identificar aquela causa de interesse social mais relevante para seu público objetivo e que seja coerente com os valores da marca. Em primeiro lugar é necessário identificar os valores da marca e os valores do consumidor dessa marca, produto ou serviço. O seguinte passo consiste em distinguir aquelas causas que melhor poderão representar os valores entre cliente e empresa. O marketing social inicia-se como uma verdadeira forma de exercício de responsabilidade social, e pode chegar a construir a longo prazo um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas. Hoje em dia existem conhecimentos e técnicas para organizar e colocar em prática programas efetivos de mudança social em qualquer área de assunto social, tanto local como nacional. Originar a mudança social que melhore a vida é um desafio das campanhas sociais e o objetivo do marketing social.

Observa-se nesse mercado que a sociedade está cada vez mais solidária. Cada vez mais pessoas estão apoiando causas de interesse social. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, 50% dos consumidores brasileiros declararam-se adeptos da prática de prestigiar ou punir as empresas com base em sua participação social. Como se não bastasse isso, 24% dos consumidores, procurariam comprar produtos de empresas que se destaquem pela responsabilidade social.

Nota-se que a responsabilidade social passa a ser uma oportunidade de mercado para as empresas. As empresas devem aspirar aos valores dos clientes e não o contrário. Compartilhar valores está se tornando uma necessidade para as empresas que queiram continuar sendo bem aceitas pelos clientes.

É importante observar que o instrumento utilizado para essa necessidade de por que e como fazê-lo, é definido pelas estratégias do marketing social. As empresas têm de ter em consideração que as ações de responsabilidade social começam por ações de cidadania e que o marketing é apenas sua base de sustentação. O marketing é uma consequência da responsabilidade social

O Marketing Social é uma ideia poderosa na solução de problemas sociais e representa uma oportunidade importante para as marcas passarem a um patamar superior, em que os consumidores - na era pós-materialista - veem este trabalho como uma forma de compromisso cada vez mais pessoal com os outros. Pode-se defini-lo como sendo uma ferramenta de marketing e de posicionamento, que associa uma organização a uma questão ou causa social relevante, beneficiando a comunidade e proporcionando retorno para a empresa. É uma forma efetiva de melhorar a imagem corporativa, diferenciando produtos e aumentando tanto as vendas quanto à fidelidade dos clientes. Com a adoção de uma "causa", a organização torna-se mais ética, o que resulta numa percepção e intenção de compra significativamente maior por parte do consumidor. Entretanto, uma das chaves para se fazer isso com sucesso é assegurar que a organização e a causa compartilhem "crenças". Nessa iniciativa conjunta, é vital que as partes envolvidas se responsabilizem por uma agenda compartilhada e por metas passíveis de serem alcançadas.

Portanto, se as organizações se alinharem na defesa de grandes causas, provavelmente poderão preencher em parte a necessidade de "pertencer" das pessoas, o que será bem mais significativo do que aquele simples relacionamento de compra e venda. E mais; se querem realmente se tornar um ponto de atração para os consumidores, então a causa por elas adotada precisa ser bastante divulgada.


Modelos de Marketing Social

Uma empresa que utiliza muito o Marketing Social é a Rede Globo, principal empresa de comunicação no País. Educação, saúde e cidadania são temas constantes na Globo, sejas pelas campanhas e mensagens veiculadas em todos os cantos do Brasil, seja pelos projetos especiais que a fizeram pioneira na abordagem de questões fundamentais para a maioria da população brasileira. Dentre seus projetos podemos destacar programas como Criança Esperança, sempre atento à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de risco. Com essas ações a Globo vai além dos objetivos básicos de uma emissora de televisão, pois não se contenta em fazer programas com a preocupação apenas de entreter e de informar, mas assume também o compromisso de também realizar um trabalho que mostra a amplitude de seu relacionamento com os telespectadores.

Outro exemplo é a Companhia Vale do Rio Doce, uma empresa sintonizada com seu tempo e sabedora que sua prosperidade está intimamente ligada no bem estar das comunidades onde atua. Para isso, aplica recursos na área social em atividades tais como rodovias, infraestrutura urbana, desenvolvimento econômico, assistência social, cultura, educação, esportes, etc.

Temos também como exemplo o Banco do Brasil que mantém um website denominado Universidade Corporativa Banco do Brasil onde disponibiliza vários serviços voltados a desenvolver a excelência humana e profissional de seu público alvo por meio da criação de valor em soluções educacionais, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional e para o fortalecimento da imagem institucional do Banco. Com isso o Banco do Brasil espera criar um diferencial e ser reconhecido pela função social de seus programas.
 
ATIVIDADE:
APÓS A LEITURA DO TEXTO E USANDO SUA CRIATIVIDADE, ESCOLHA UMA EMPRESA AQUI DE BARRA BONITA E CRIE UMA AÇÃO DE MARKETING SOCIAL. PODE SER DIVULGADO O NOME DA EMPRESA, UMA VEZ QUE SE TRATA DE UM TRABALHO.
EX: A ETEC COMENDADOR JOÃO RAYS ESTÁ REALIZANDO NESTE MÊS UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE LEITE PARA DOAÇÃO AO VOLUNTARIADO DO CÂNCER DE BARRA BONITA. ESTE É APENAS UM EXEMPLO, NO TEXTO ACIMA TEMOS OUTROS EXEMPLOS E MAIS IDEIAS AINDA PODEM SER ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE PESQUISAS A INTERNET

 

14 comentários:

  1. A Cooperbarra (Cooperativa de Consumo de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê) está promovendo neste mês uma campanha cuja o interesse é respeitar os idosos, ou seja, qualquer idoso (a) que estiver no supermercado você vai ajuda-ló no que for preciso(exemplo: carregar as compras, pegar um produto que não estiver ao seu alcançe, ajudar a encontrar o produto e lhe dizer para o que serve) quem ajudar vai preencher um cupom ( temos que ser humildes e dizer a verdade, porque se mentirmos estaríamos nos enganandos)e concorrer a R$300,00 em compras no supermercado.

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  2. este comentário anterior pertence a Natália Chiaratto

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  3. Poderíamos usar a Rádio Canoa Grande, para desenvolver campanha com o intuito da pratica de esportes. Criando chamadas em sua programação e incluindo todos seus locutores na campanha.E também poderia organizar junto ao poder público alum campeonato de futebol ou uma grande caminhada, simbolizando o NÃO contra o sedentarismo e um sim a vida saudável.


    Diego A. da Silva

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  4. O supermercado Jaú Serve poderia realizar uma campanha, que durante os dias 01/10 a 15/10 metade do lucro obtido com a venda de leite seria repassado a Andorinha. (Jéssica Marcolino Polveiro)

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  5. A LUGGI PODERIA CRIAR UMA CAMPANHA AO QUAL NA COMPRA DE UM BRINQUEDO, DURANTE O DIA 01/10 AO DIA 11/10, METADE DO LUCRO DAS VENDAS SERIAM DESTINADOS A COMPRAS DE BRINQUEDOS PARA SEREM ENTREGUES AS CRIANÇAS CARENTES NO DIA 12/10.ATRAVÉS DESTA CAMPANHA TORNARIA A VIDA DE UMA CRIANÇA AINDA QUE FOSSE POR UM DIA, MAS SERIA UM DIA DE MUITA FELICIDADE, E ASSIM REALIZANDO UM PROJETO SOCIAL,MOSTRANDO PARA A SOCIEDADE QUE NÃO SE PREOCUPAM APENAS EM VENDER MAS TAMBÉM NA SOCIEDADE QUE ESTA AO SEU REDOR.

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  6. Que os mercados de Barra Bonita (Ex: Burgão; Jaú Serve; Dia; Fernandes; Cooperbarra entre outros)poderiam uma vez por mês estar arrecadando alimentos não perecíveis para que o mesmo seja enviado para a Assistência Social da cidade para serem montadas cestas básicas, para a distribuição a população carente. Sendo com isso ajudaria a alimentação de muitas pessoas.
    (Maiara Menezes Lopes)

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  7. Um meio de praticar o marketing social, sem meios lucrativos e visando a transformação da sociedade poderia ser feitos pelos supermercados de Barra Bonita. Efetuando-se um diálogo/parceria entre todos os supermercados existentes na região e fazer uma prática social, da qual os dependentes de nicotina é o alvo, ou seja, criam-se dentro das empresas pontos de recolhimento de cigarros (por um período determinado). Os consumidores deste produto, ao deixarem o conteúdo no local recebe em troca uma quantia equivalente de fruta ou legumes gratuitamente. Dessa forma as empresas criariam um meio de apoio aos fumantes, para que estes deixem o tabaco e ao mesmo tempo incentiva a prática de bons hábitos alimentares. (Regiane Batista)

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  8. Um marketing social já existente, é da loja Cacau Show que em abril ela doa ovos de pascoa para a entidade da Apae de Igaraçu do Tietê que é distribuído para os alunos especiais.
    (Ieda Tozzi)

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  9. Poderia ser feito uma açao de marketing social, entre as lojas de roupas e calçados de Barra Bonita em conjunto com a Associação Comercial, principalmente no inverno na compra de roupas e calçados o cliente trazendo roupas ou calçados usados e em bom estado ganhe desconto em suas compras,sendo assim doadas as roupas sapatos a ate cobertores usados, para pessoas carentes principalmente crianças! (Jéssica Fernandes Rodrigues)

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  10. acredito que a Associação Comercial de Barra bonita,poria cria juntos com todas as lojas do comercio de Barra bonita e Igaraçu do Tiete um markenting social para a recadação que roupas, sapato e produtos de hingiene, para que possa ser distribuido para as familias carentes e asilos de Barra Bonita, e com essa atitude ajudaria esse pessoas e consientizaria todos os clientes da importancia de markentig social.
    (geane de melo)

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  11. o Super mercados fernandes junto com a loja super stok anuncio a promoção chamada os SUPER HEROIS ,aonde que a populção podera comprar produtos e no super mercado o consumidor poder levar roupas usadas em bom estado receberão descontos. e essas roupas serão doadas as pessoas carentes da nossa sociedade. e na loja de roupas os consumidores que levar 15 quilos de alimentos não pereciveis tabem poderão receber até 30 % de descontos na compra de rouopas e todo alimento alimentado tambem serão destinados a familias carentes que estão cadastradas en nosso preituras e não uma parte doada ao API que cuida de pssoas defientes e com tudo issso eles procurão abastecer as necessidades primarias da nossa sociedade.


    emerson edson

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  12. Na cidade no momento não sei de nenhum marketing pessoal sendo realizado, mais o que me chama a atenção é o que o McDonald's faz em prol as crianças portadoras de câncer , que é chamado de McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendidos separadamente ou na McOferta de Big Mac - além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país e dentre essas instituições esta o Amaral Carvalho de Jaú.

    Isabela 2ºsecretariado

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  13. A empresa Pegaso - Produções artísticas realiza a doação de 10% do lucro da empresa para instituições que trabalham em prol das crianças carentes da região.

    Otto Henrique Silva Ferreira

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  14. O marketing social é constituído de ações que transforme suas praticas, em algo que auxilie o próximo, independente do benefício em questão. Ao ler o conteúdo apresentado, pensei em práticas ambientais com um plano de reciclagem melhor que abrangesse toda a população, ajudar pessoas carentes.. entre outras, mas com o tanto que gastamos podemos colaborar em diversas áreas.
    Por exemplo, gastamos uma grande quantidade nos comércios, e todo final de ano, resulta em um grande montante pra tais. E se cada empresa doasse uma pequena quantidade desse valor... menos de 1% talvez? Não faria extrema falta pra tais, mas para as pessoas beneficiadas seria de grande importância.
    São diversos os comércios presentes em nossa cidade. Com tal dinheiro, poderia ser investido em diversas estruturas benéficas. Como exemplo, o Mc Donald’s sempre ajuda o hospital Amaral Carvalho na campanha do câncer, o comércio daqui poderia criar maiores campanhas, “enquanto você compra essa blusa, muitas vidas estão sendo salvas”, por exemplo. É uma forma de retribuir pelo que você recebe, de mostrar-se interessado pela sociedade e não pensar apenas no capital que ela gere.

    Gabriela C. Talarico

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