segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MARKETING PROMOCIONAL - UMA FERRAMENTA DE SUCESSO EM VENDAS



ATIVIDADE:
APÓS ASSISTIR AO VÍDEO E COMPREENDER OS CONCEITOS DE MARKETING PROMOCIONAL, CITE UM EXEMPLO DE EMPRESAS DE NOSSA CIDADE OU REGIÃO QUE TENHAM UTILIZADO O MARKETING PROMOCIONAL. CASO NÃO SE LEMBRE DE NENHUM EXEMPLO RECORRA A INTERNET E CITE CASOS DE EMPRESAS NO BRASIL.

13 comentários:

  1. Em Barra Bonita tem a loja Edgar modas sempre patrocina eventos da cidade e sorteia convites e também faz muitas promoções,descontos, “leve três pague dois”, degustação, sorteios e concursos.

    (Ieda Tozzi)

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  2. O Marketing Promocional é atividade aplicada a produtos e serviços com finalidades comercial com o objetivo de atingir objetivos estratégicos de marca fidelização e de vendas (interatividade com o público alvo)interagir com o cliente. Um exemplo de marketing Promocional é a loja Ivana Calçados onde pelo menos duas vezes no ano é feita feirão de tênis com várias promoções, desfiles para demonstrar as tendências das estações, ocorrem diversos sorteios no final e no decorrer do ano e também várias promoções como por exemplo: 1 par de sandálias por 70,00 e 2 pares por 100,00.
    Natália Chiaratto

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  3. Uma empresa que fez um marketing promocional que eu acredito que foi diferenciado, bem planejado e sua realização bem sucedida, foi a da loja Edgar Modas. Onde ela usou hoje uma grande ferramenta de divulgação, no caso o FACEBOOK, criando a campanha onde várias meninas concorreriam e as que tivessem mais "curtidas" ganharia um valor de compras na loja e em parceria com o jornal a menina seria capa semanal. Creio que foi uma grande estrategia que divulgou a marca entre o público jovem e despertou a vontade de compra na loja.

    Diego A. da Silva

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  4. Em nossa cidade temos a Loja São Paulo que faz promoções, como por exemplo, comprando uma calça o cliente tem direito a levar outra. O Jornal Mais que disponibilizou durante várias edições cupons de sorteio de TV, celular, entre outros. Lojas de cosméticos, algumas vezes encontramos representantes de produtos fazendo divulgação, possibilitando que o cliente teste o produto antes de comprá-lo. (Jéssica Marcolino Polveiro)

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  5. Na cidade de Igaraçu do Tietê temos a loja Super Stok, que utiliza muito o marketing promocional, funcionando da seguinte forma, que a cada compra efetuada na loja o cliente ganha pontos quando for efetuar o pagamento da mesma.Sendo assim estes pontos são acumulativos podendo chegar em certa quantidade e serem trocados por prêmios dando várias opções ao cliente.
    Acredito que esta é uma forma de incentivo a compra que é muito significativa, pois está é umas das formas mais utilizadas para atrair clientes.
    (Maiara Menezes Lopes)

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  6. Aqui em Barra Bonita podemos citar como exemplo a Pernambucanas, que vem trabalhando essa parte de marketing promocional, vem fazendo promoções como por exemplo queima de estoque, produtos com preço bem inferior ao normal, e o que já presenciei também quem efetuasse uma compra no determinado dia, preencheria um cupom e ficasse na loja a hora do sorteio concorreria a prêmios, e também na compra acima de um determinado preço, o cliente começaria a pagar só depois de 100 dias, com uma taxa de juros mínima. Dessa forma estariam interagindo com o cliente que é um dos tópicos que fazem parte do marketing promocional.

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  7. Depois de assistir o vídeo resolvi pesquisar na internet a repeito do marketing promocional da Coca-Cola que é considerada a líder em promoções e achei essa matéria bem interessante:

    A COCA-COLA E O MARKETING PROMOCIONAL

    Iniciamos o nosso review de cinco anos dedicados ao marketing promocional, com uma seleção das principais ações promocionais feitas pela Coca-Cola neste período. A Coca-Cola foi uma das marcas que mais marcou presença em nosssas páginas, fazendo uso das mais diferentes ferramentas.

    Desde que Promoview iniciou em 2006, a Coca-Cola esteve presente em nossas páginas. Entre as principais ações, selecionamos as que mais destaque tiveram. Tudo começou com Estúdio Coca-Cola vai a Vitória de forma inusitada e, alguns meses após, o Estúdio Coca-Cola seguiu para Curitiba. No fim de 2007, houve destaque para a Caravana da Spaipa.

    A reedição de uma das ações promocionais com refrigerantes de maior sucesso das últimas décadas, utilizando as tampinhas, também passou por aqui na notícia Tampinha de Surpresas com Coca-Cola.

    A Coca-Cola colocou os dois pés no universo da moda em 2009, com o lançamento das garrafinhas fashion, desenhadas por Manolo Blahnik. Não satisfeitas em se tornar mais fashion, as garrafas também caminharam na passarela em grande estilo, em Milão!

    No Brasil, foi na SPFW que a marca lançou a elegante embalagem Coca-Cola Light Plus. Mas, para provar que não só de opulência vive uma das marcas mais famosas do mundo, em 2009 foi lançada uma edição de latinhas com o objetivo de incentivar a paz mundial. E, para não ficar apenas na latinha ou no discurso, houve coleta seletiva no Sambódromo, lançamento de garrafa pet sustentável, corrente solidária no Natal, coletivo em prol das comunidades carentes, entre inúmeras outras.

    Os brindes também não podem ser deixados de lado. Bem antes de se falar em “Caminhão da Felicidade”, a Free Space já havia criado a ação Coca-Cola na minha casa, onde uma equipe de promotores distribuiu brindes para os consumidores que tivessem uma embalagem retornável em suas casas. A marca lembrou das mães, na ação ‘Mãe você é essa Coca-Cola toda’.

    Um dos pontos altos dos últimos anos têm sido as vending machines. Destaque para a com design diferenciado que comercializa mais de 100 sabores de refrigerante além, claro, da vending machine da felicidade.

    A marca procurou gêmeo em aplicativo no Facebook. Lançou promo mobile em Cingapura. Iluminou paradas de ônibus. Deu um jeito de grudar nos consumidores. Inventou sósias. Colocou um cofre no meio da rua. Foi servida em um copo inteiramente de gelo. Ajudou a desenvolver o mobile marketing. Buscou embaixadores nas redes. Transformou a vida em um game. E provou que – quase – tudo é possível.

    Mas não podemos encerrar sem falar na presença em eventos. Uma parede de escalada no SWU, a presença da Taça da Copa no Brasil, participação no AOIHS, o summer point em Búzios, a homenagem a Brasília, o pontapé inicial para 2014 e as promoções no Brasileirão.

    FONTE: http://promoview.com.br/promoview/136253-a-coca-cola-e-o-marketing-promocional/
    Acesso em: 16.09.2012

    Isabela Dario 2ºSecretariado

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  8. Em nossa cidade existe varios exemplos de marketing promocional ,como a Pernambucanas que sempre faz promoçoes de roupas como compre duas peças e leve outra, a promoçao portas fechadas ,tambem temos edgar modas que faz marketing promocional tambem na internet como a de sorteios de convites de festas para quem curtir a pagina da loja no facebook, Marisa cosmeticos que tambem tem sorteios de produtos de beleza, supermercados que fazem ofertas de produtos e tambem a terça verde, com promoçoes de verduras e legumes a quinta da carne, com promoçoes do açougue e ate a Farmacia Multipopular onde tem a promoçao de compre 3 remedios genericos e page 1. (Jéssica Fernandes Rodrigues)

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  9. Uma empresa que está fazendo uso do marketing promocional atualmente é a “Ótica Diniz” que motiva o consumidor a comprar os produtos através do sorteio de carros que será realizado devido a comemoração dos seus 20 anos . A cada R$ 300,00 de compra na loja, o consumidor tem direito a um cupom para participar dos sorteios. Os valores fracionados, que não forem convertidos em cupons, serão cumulativos e poderão ser utilizados durante o período de vigência da promoção. A comprovação dos valores fracionados será comprovada através da Nota Fiscal de compra.
    Fonte: http://www.oticadiniz.com.br/20anos/index.php
    (Regiane Batista)

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  10. Na cidade de Barra Bonita temos o magazine luiza que utiliza o markenting promocional, eles fazem a divulção de seus produtos para os seus cliente, de uma forma diferente da outras lojas de moveis, eles itilizam a internet para a divulgação.
    Sendo que uma vez no ano eles abrem as 6:oo da manha suas lojas com preços promocionais em ate pela metado do preço para que seus cliente compre cada vez mais produtos.
    (geane de melo)

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  11. o marketing promocional da FISK é trabalhada de
    forma efetiva e constante por meio de ações promocionais, tais como; campanhas
    publicitárias, cuponagem, merchandising e eventos, todos estes com objetivo de incentivo de
    vendas em um curto período de tempo e promover a marca na cidade e região.
    A campanha do Cartão Postal foi inserida no ano de 2008 na escola, obteve uma
    participação de mais de dois terços dos alunos entrevistados, A campanha do Cartão Postal,
    apenas 34,48% dos alunos participaram, sendo que destes, 52,78% foram recomendados
    através desta ação promocional, embora pouco, importante no incentivo de novas matrículas
    neste período. Maior parte dos alunos participou indicando outras pessoas a estudarem na
    escola, gerando assim a divulgação da marca entre a população, ressaltando suas promoções e
    confiança, estimulando novos alunos a ingressarem na escola, este estudo proporcionou uma
    análise de todas as suas ferramentas promocionais, indicando assim a importância de tais,
    como; divulgação local, por meio de Outdoors, rádio, jornais locais. Destaque para o Outdoor
    que segundo a opinião dos entrevistados é o meio de divulgação mais importante ou, que mais
    chama a atenção.
    Outro ponto relevante da escola é a distribuição de brindes no ato da matricula, como
    bolsas, lápis e canetas, que segundo os próprios alunos julgam como muito importante, além
    de motivar este novo aluno, promove o puro Merchadinsing da escola em público, reforçando
    a marca FISK. Outro ponto de significativa importância na opinião dos alunos são os eventos, como viagens e festas em datas comemorativas promovidas pela escola. As viagens e eventos
    comemorativos realizadas pela FISK têm o objetivo de inserir os alunos na da cultura
    estrangeira e a conversação em inglês.
    Portanto um dos principais motivos pelo qual, a população procura a escola de idiomas
    é; devido ao marketing boca-a-boca que exerce grande influência sobre as pessoas, os eventos
    realizados pela FISK, que promove a divulgação da escola na cidade e sem esquecer das
    campanhas promocionais, como, cuponagem de vale desconto, folders, flies, distribuição de
    brindes, entre outros, colaboram incentivando novas matrículas e motivando os alunos. Outro
    fator importante é a associação de confiança que os alunos possuem em relação à escola, pois
    isto serve como indicador de qualidade de ensino.
    A FISK através do marketing boca-a-boca dos alunos, atraiu apenas 43,38% de novos
    alunos, que embora pouco, promove na população da cidade e região, um benefício adicional,
    que proporciona o fortalecimento da imagem da marca FISK e bloqueando a venda da
    concorrência.
    As ações promocionais da FISK promoveram assim, um grau satisfatório entre os
    alunos, que segundo a pesquisa, consideram ótimas as promoções realizadas pela escola. O
    resultado desta satisfação reflete no marketing boca-a-boca, que gerou para a FISK de Alegre,
    embora poucas, novas matriculas de acordo com a figura 3 (resultados). Há um investimento
    monetário da FISK em promoção de vendas, por isto, a FISK deveria aproveitar melhor os
    eventos, divulgações locais e distribuição de brindes, pois são os que mais influenciam
    positivamente nas vendas da FISK.
    (emerson edson )

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  12. Como o vídeo acima apresentado, o Marketing Promocional,pode se concluir que não é só tornar o produto mais barato, como muitas pessoas acreditam.
    Esse tipo de Marketing, é uma ferramenta bem mais do ramo de divulgação, de promovê-lo, a que atrai muito. Quando falamos em Marketing Promocional, podemos defini-lo como uma maneira de conceituar e dar relevância ao produto, buscando sempre o sucesso.
    Muitas são as empresas que praticam esse tipo de atividade. A loja Edgar Modas, acredito, que é muito bem conceituada por usufruir de tal ferramenta. Utilizando a internet (Facebook), oferecendo brindes, descontos, entre outros. A loja Super Stock, também citada acima, acredito que fez bom uso de tal ferramenta, quando criou o plano de pontos, no qual se compra e pode trocar por outros produtos futuramente. Mas, citarei a empresa Natura, que alguns meses atrás, criou um espelho de maquiagem virtual e surpreendeu bastante, usufruindo de tal tecnologia. Tal ferramenta, tem uma grande poder no mercado; o poder de persuadir o cliente e cativá-lo ao mesmo tempo. Ao criar essa ferramenta, antes de realizar a compra, a mulher pode escolher o produto que realmente combina consigo mesma. Agora penso qual mulher não gostaria de tal ferramenta? Poder realizar compras em poucos minutos, e levar aquilo que realmente lhe agrada... Com certeza é um bom marketing promocional.

    Oferecer brindes, promoções, criar estratégias de vendas, são planos que ajudam a divulgar e enriquecer o valor do produto. Utilizando táticas como, criatividade, pode-se alcançar muita notoriedade quanto à relevância da marca, aumento de vendas, entre outros fatores.

    Fonte de Pesquisa: http://www.youtube.com/watch?v=u28pg1cBlv8

    Gabriela C. Talarico

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  13. Temos a empresa BandUP! aqui em Barra Bonita, que utiliza um método de aliciamento do cliente, através da promoção ''cartão de fidelidade'', onde você adquire um cartão, e passa a ter descontos nas compras de produtos dos artistas. É interessante observar durante o vídeo as várias formas de se perceber o markting promocional, mostrando que são muitas, e não só a de diminuição de preço.

    Otto Henrique Silva Ferreira

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