segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Marketing Digital - As ações de marketing nas redes sociais


O Marketing Digital é o uso das estratégias de marketing aplicadas a Internet para atingir determinados objetivos de uma pessoa ou organização, deve ser entendido como parte da estratégia de Marketing de uma organização.

O Marketing Digital depende das mesmas premissas do Marketing, ou seja, o conhecimento do público alvo, da estratégia da marca, do planejamento estratégico da empresa, e da cultura organizacional onde será implantado.

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

O e-marketing ou marketing electrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo).

Redes Sociais/ Social Media: O que é? Qual o potencial? Como colocar as empresas?

O brasileiro é invejavelmente social por natureza. Com o avanço das tecnologias e o advento da internet, a comunicação foi além das rodas de bate-papo nas ruas, bares, igrejas, cafezinhos, telefones etc. Conhecer pessoas ficou mais fácil. A internet distancia de alguma forma física os seres, mas os une de muitas outras. Encontrar a turma do colégio ou grupos com a mesma afinidade que nós com a distância de apenas um clique - ou de uma busca no Google – demonstra como o mundo mudou. Nunca imaginei discutir Dostoiévski da forma que faço nas redes sociais, com tanta gente e tantas opiniões diversas que acrescentam ainda mais o conhecimento.

Na enciclopédia virtual
Wikipédia, que também é uma rede social, encontra-se uma descrição para explicar o significado de mídias sociais: “ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.”
Para ter uma idéia do assustador tamanho atual do mundo das redes sociais, a maior é o facebook, com 1.191.373.339 de views por mês.
Veja a lista das top 10 redes sociais no mundo.

No mundo, 1.1 bilhão de pessoas maiores de 15 anos acessaram a Internet em maio/09, sendo que dois terços acessaram ao menos um site de rede social, diz a pesquisa realizada pela
comScore.

O Brasil só perde para a Rússia em
horas navegadas em redes sociais.

“As redes sociais se tornaram um passatempo popular na internet não só em mercados maduros como a América do Norte, mas também em países onde há crescimento veloz da internet como a Rússia”, aponta Mike Read, diretor da
comScore da Europa.

Ele ainda diz que “em um país de grandeza geográfica como a Rússia, redes sociais representam uma forma de ligar pessoas de cantos diferentes (...) e o comportamento de alguns usuários oferecem oportunidades para marqueteiros e anunciantes que pretendem atingi-los”. E o mesmo pode ser aplicado ao Brasil.

Levando as mídias sociais para os negócios, imagine que onde há interação social e compartilhamento de informações, pode haver pessoas falando (bem ou mal) da sua empresa.

A notícia ruim é que isso não pode – e não deve - ser controlado, mas você pode – e deve - ter participação, colaboração e dialogar nesses ambientes. Ou seja, querendo ou não, as pessoas vão falar da sua empresa e a decisão de você participar dessas discussões é sua.

Além de participar, faz-se necessário acompanhar tudo o que estão falando da sua empresa e para isso eu sugiro que você contrate uma companhia com experiência no assunto, afinal estamos falando da imagem, de como ela está sendo vista pelos consumidores.

Esta é, antes de mais nada, uma fonte de pesquisa tão ou mais importante do que pesquisas realizadas por institutos, pois tem uma característica própria de extrema relevância: os consumidores estão falando espontaneamente, sem interferência nem possível direcionamento em suas opiniões.

É muito importante traçar objetivos, estratégias e definir como você quer aparecer no mundo digital quando alguém te procurar.

Ter presença digital é simples. Basta começar cadastrando a empresa nas redes sociais. Para isso, crie um perfil dentro das redes que achar relevante para o seu negócio: orkut,  facebook, linkedin, myspace, twitter etc. É possível até criar a sua própria rede social, como é o exemplo do ning. Atenção: as redes vão muito além do tão famoso Orkut. O compartilhamento de informações acontece em blogs, microblogs, chats, RSS, widgets, mensagens instantâneas, podcasts, sites de compartilhamento de vídeos e fotos, wikis e outros.

Porém, apenas o cadastramento não é um trabalho de social media, este é só o começo - é só a presença. O importante é cuidar da sua reputação digital, sem querer controlar, e tornar-se RELEVANTE nas redes.

E aí vão algumas dicas:

- ofereça conteúdo que gere interesse para o internauta e para o seu consumidor
- não tente controlar o conteúdo gerado pelos internautas
- segmente a linguagem de acordo com cada público-alvo
- seja transparente e objetivo
- dialogue com quem está disposto a falar com você (seja falando bem ou não)
- chame o seu cliente para participar de experiências de seus interesses
- leve informação relevante
- gere discussões entre os próprios consumidores
- ofereça meios para os clientes encontrarem outros clientes que estão dispostos a interagir e falar da sua marca

 
As redes sociais não dependem do que é e nem do que será a internet. Dependem do que são as pessoas, como elas se comportam no mundo. A internet é o meio que facilita a "socialização".

Tendências do Marketing Digital
As 5 tendências do Marketing Digital foram discutidas na palestra de Steve Rubel, vice-presidente e diretor de insights da Edelman Digital, no evento Digital Age 2.0.

Steve Rubel falou sobre os novos rumos do marketing digital e o tema da sua palestra foi: “Para onde a tecnologia digital vai levar o marketing – entenda antes que seja tarde“.

Vamos às tendências do marketing digital:

1ª Tendência do marketing digital: Satisfação Garantida – independente da mídia utilizada, objetivo de uma empresa deve ser a satisfação do consumidor. Você pode utilizar diversas redes sociais, como o Orkut ou Twitter, escrever em blogs e outras ferramentas disponíveis, mas deve sempre escutar o consumidor e criar um relacionamento. Esteja preparado para agir rápido. Pense que dificilmente o novo consumidor utilizará o 0800 para se comunicar. Ele procura a sua empresa no meio que for mais adequado para si. E no momento em que ele faz essa busca é a hora do relacionamento, independente do canal de comunicação.

2ª Tendência do marketing digital: Reformulação das Mídias – de acordo com Steve Rubel, “tudo que o é social é mídia e tudo o que é mídia é social”. Nesse novo momento, veículos de comunicação surgem e saem do mercado com facilidade. A barreira financeira para ser um veículo de mídia foi quebrada. A concorrência só aumenta. Por isso é preciso repensar como e onde é feito o investimento publicitário em mídia e como ele é medido e avaliado. As mensurações dos resultados precisam ser renovadas de acordo com as mudanças.

3ª Tendência do marketing digital: Menos é Mais – o importante é envolver as pessoas. Muitas vezes, quanto mais simples o canal de comunicação, mais envolvimento e diálogo pode haver com o consumidor.

4ª Tendência do marketing digital: Transforme funcionários em estrelas – ter na empresa funcionários empenhados a desenvolver e crescer junto com a empresa. É importante criar ferramentas para conectar os colaboradores com clientes e fornecedores. Rubel citou resultados de pesquisas onde uma pessoa precisa escutar a mesma mensagem de 4 ou 5 fontes diferentes para passar a acreditar nela. Mas as mensagens devem ser autênticas e para que elas se propaguem de forma saudável é importante dar liberdade aos funcionários para serem verdadeiros representantes da empresa nas redes sociais, mas com responsabilidade.

5ª Tendência do marketing digital: O poder da atração – “é muito melhor ser encontrado do que enviar informações e ofertas nas pessoas”, segundo Steve Rubel. Criar conteúdo é uma ótima forma de ser encontrado. Ao criar este conteúdo, seja no seu site ou redes sociais, pense nos leitores, mas principalmente, nos pesquisadores. Lembre-se do exemplo do Rubel, “as pessoas procuram por ‘dor de cabeça’ e não pode ‘aspirina’. Essas são as tendências do marketing digital apresentadas no Digital Age 2.0.

 

Banner

No início da internet comercial (antes de 2000) o banner era a principal peça de marketing digital. Com a evolução da tecnologia Flash da Macromedia, as peças deixaram de ser apenas GIFs animados, e evoluíram para Rich Media (internet rica) com muita interatividade e animações complexas.

Flash

O Flash proporcionou a criação de sites inteiros desenvolvidos nesta tecnologia, principalmente a criação de hotsites promocionais de produtos/serviços como empreendimentos imobiliárias, lançamentos de carros e todo tipo de conteúdo que necessite de um destaque especial.

Marketing de Busca

Com o advento do Google, o mercado de mídia mudou definitivamente. O usuário, ao realizar uma busca, tornou-se poderoso quanto à publicidade que quer visualizar, pois ele decide em qual resultado da busca irá clicar, ou seja, no resultado mais relevante para ele.

O marketing de busca são estratégias para posicionar o(s) site(s) de sua empresa nas primeiras colocações do Google. Há duas maneiras para colocar sua empresa no Google: Através dos Links Patrocinados (AdWords) e da Otimização de Sites (SEO - Search engine optimization). A primeira são técnicas para criar os anúncios pagos do Google e a segunda são técnicas para organizar o conteúdo e estrutura do site de modo que o site seja encontrado pelo seu potencial cliente no momento que ele faz uma busca.

Existem outros players de links patrocinados como o Yahoo!Search Marketing e o UOL Links Patrocinados.

Blogs, Redes Sociais e Web 2.0

A facilidade de publicar conteúdo na internet está transformando o consumidor de um canal receptor para um emissor de informação. Desde a criação de fãs clubes, comunidades, elogios e reclamações, e qualquer informação antes restrita a poucos, agora é pública e interfere na opinião de outros consumidores. Aprender a interagir com estes consumidores é um dos desafios do atual profissional de marketing.

As tendências de marketing estão mudando com advento de comunicação da Web 2.0, wikis, redes sociais, blogs, dentre outros, que promovem novas interações dos internautas no ciberespaço. A nova tendência de pesquisar mercados, divulgar produtos, serviços e marcas corporativas nesse ambiente virtual é que podemos definir como o objetivo principal do Marketing Digital.

Marketing na Internet – Web Marketing

O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.

O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda.

Enumeram-se algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:

  1. permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana, 365dias/ano;
  2. melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;
  3. cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor entender com o emissor/empresa;
  4. permite quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
  5. o baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.

Com tudo o que está descrito, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo quando estamos a falar na interacção com os consumidores.

Sumariamente, expõem-se alguns conceitos básicos e ferramentas que o Web marketing disponibiliza:

  1. web site - onde dinamizamos a estratégia de e-marketing da empresa:
    1. site institucional: para apresentação da empresa e mostruário dos seus produtos ou serviços;
    2. site comercial: venda directa dos produtos da empresa;
    3. sicrosite: Web site menor que serve de suporte à comunicação que se pretende transmitir.
  2. email - caixa de correio electrónico. Funciona como verdadeira carta electrónica e é um instrumento de comunicação directa que se envia a um ou vários destinatários.
  3. banner - área de imagem para atrair um visitante a determinado site. Importante para ajudar a definir os alvos da comunicação.
  4. motores de busca - site de pesquisa de informação na internet através de palavras-chave. Ajudam a publicitar e a comunicar.

Para uma empresa implementar o marketing na internet, necessita antes de tudo de identificar o público-alvo, isto é, os alvos da comunicação serem utilizadores da internet. A estratégia de marketing na internet deve estar em consonância com a estratégia de marketing definida na empresa, isto é: com o seu posicionamento, com os seus segmentos-alvo e coerência com ações de comunicação que a empresa efetua.

Como objetivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar-se, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.

Deve também definir as ações que pretende realizar on-line, definir a forma de atualização dos conteúdos do site e ter aplicações que possam medir a sua performance on-line.

Marketing interativo

Modelo baseado no marketing relacional que se traduz na relação entre duas empresas B2B (business to business) ou entre a empresa e o consumidor (business to consumer) B2C. Este modelo relacional evoluiu com a era digital, tornando a hipótese de escolha mais aproximada a cada um dos consumidores. A capacidade de agrupar clientes com gostos ou preferências semelhantes permitiu melhorar a oferta nas campanhas de marketing. Quase podemos comparar a oferta direcionada para o cliente com a loja de proximidade, em que o interlocutor habitual já conhece os hábitos e sempre que surge um produto adequado tenta vende-lo e quase sempre com sucesso.

Com a possibilidade de métrica de hábitos e com a possibilidade de os agrupar por segmentos de gostos ou interesses quase que é possível a interação direta entre quem vende e quem compra. As empresas auxiliam-se do público-alvo no desenvolvimento dos produtos e estes contribuem para a evolução da empresa de uma forma interativa.

A base de dados deste tipo de modelo vai melhorar com o aumento de dados e de interações, a solução encontrada pela empresa para que o cliente interaja vai determinar a rapidez de crescimento. Tornou-se banal o envio de publicidade via e-mail (devido ao baixo custo), por este motivo esta ferramenta tem sido alvo de cuidado acrescido para que não seja banida de forma automática como publicidade não desejada (span).

O primeiro contato é primordial para garantir uma relação de continuidade, o cliente deve ficar ciente desta importancia e que a mesma é necessária para que o possamos servir melhor.

Em resumo os objetivos do marketing interativo são comuns ao de qualquer empresa que quer apostar no sucesso, e são em suma o aumento dos níveis de qualidade de todos os serviços, aumentar a satisfação dos consumidores para garantir a recompra.


ATIVIDADE:
Analisando a sua conta no facebook ou alguma outra rede social que possua, informe quais as principais ações de marketing que visualisamos em nossa conta.

 

 

 

11 comentários:

  1. Observamos que cada vez mais empresas estão aderindo às redes sociais, como o facebook, visto que possui um número muito grande de usuários. Empresas passam a divulgar seus produtos e sua marca, hoje é tão comum, por exemplo, ter uma loja na lista de amigos, através dela pode se saber quais as novidades, lançamentos e até mesmo preços. Possibilita a empresa receber pedidos, dica (sugestões) que chega através das redes sociais, uma forma de interagir com os usuários, isso aproxima o consumidor da empresa, mas ao mesmo tempo a empresa deve estar estrutura para utilizar essa ferramenta, pois, o consumidor além de elogiar pode também fazer reclamações, e essas vão ficar expostas na rede.(Jéssica Marcolino Polveiro)

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  2. Podemos notar que o marketing digital, está sendo muito utilizado nas redes sociais com por exemplo no facebook para atrair cada vez mais seus clientes,comerciantes apostam na ferramenta para publicar o seu produto.Aqui em Barra Bonita vários donos de lojas já aderiram esse meio de comunicação para atingir o público alvo com por exemplo as lojas: Edgar modas, Lojas São Paulo, Pimenta Rosa e entre outras; eles postam fotos e comentários com promoções para atrair cada vez mais os clientes.Isso é estratégia de Marketing.
    Natália Chiaratto

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  3. É de grande notoriedade da efetuação do marketing digital realizado pela empresa Edgar modas . Através de uma conta na rede social (facebook) ,a empresa efetua;lançamentos,promoções,interage e se relaciona com o seu público alvo de forma mais personalizada . Oferecendo aos mesmos a oportunidade de sugestões, críticas,aprovações(que influencia diretamente na conduta mais eficiente a ser adotada).O fato da empresa usufruir do marketing digital a eleva com rapidez a credibilidade, pois este meio é de fácil acessibilidade , ágil e muito flexível .E ainda, permite a execução do melhor marketing, que é a opinião dos outros , entretanto, as opiniões são de um alcance muito maior do que o boca a boca.(Regiane Batista)

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  4. O marketing digital está sendo muito usado nas redes sociais através do facebook e outros modos, podemos notar que várias lojas criam contas e através das mesmas divulgão o seu produto de várias formas, sendo, com fotos, promoções, sorteios entre outros. Temos exemplos de várias lojas: Edgar Modas, Pimenta Rosa, Loja São Paulo entre outras.
    Todas as lojas usam este meio de marketing, sendo que todas de alguma forma obtem algum resultado.
    (Maiara Menezes Lopes)

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  5. Todos os anúncios que vemos quando entramos no Facebook, podem ser citados aqui. É fundamental para uma empresa ter um bom marketing online, pois hoje em dia, as redes sociais estão dominando o mundo. O boca a boca virou segundo plano, e o que transforma o marketing em viral, é a internet.

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  6. a internet é um ponto muito forte para o marketing aonde que as lojas usam todo tipo de redes sociais para divulgar os seus produtos e com issos as lojas procuranção fazer seus perfil e postar varias acãoes de promoção e tambem de vantagens como quem curte a paginas copncorem a varios brindes..


    emerson edson

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  7. As empresas que buscam a notoriedade de seus produtos usufruem com maior frequência do Marketing Digital. As razões para tais ações são muitas, como: interagir com seu público alvo, apresentar o produto de uma maneira cujo a divulgação apresente maior relevância, ou até mesmo, ver no que pode ser melhorado e o que realmente as pessoas buscam em determinado produto.
    Muitas empresas, recorrem a esse tipo de ferramenta, pois, como citado acima, “são tendências de pesquisar mercados, divulgar produtos de maneira eficaz e abrangedora”.
    Uma empresa que recorre a esse tipo de ferramenta, é empresa de calçados Dakota, que utiliza o Twitter, Facebook e o Blog(Site) para interagir com o seu cliente, mostrar seus produtos e até mesmo dar dicas. Ao realizar isso, a empresa, consegue atrair os consumidores, divulgar o seu produto, e saber onde se deve realizar as mudanças. A partir do Marketing Digital, tornou-se mais fácil de fazer compras, e escolher o produto que lhe satisfaça, com menor custo para a empresa, e uma economia de tempo para o cliente, que opta por aquilo que lhe agrada em um tempo menor.

    Gabriela Talarico 2º Secretariado

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  8. O marketing digital é uma ferramenta que é utilizada por todas as pessoas que seguem no ramo empresarial, e no caso da minha conta no Facebook a empresa que mais se destaca nesse aspecto é a Edgar Modas que diariamente divulga suas promoções e quando realiza algum evento promocional em sua loja, divulga as fotos em tempo real.
    Isabela Dario 2º Secretariado

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  9. Hoje podemos encontrar no facebook vários tipos de propagandas. Uma delas é a tradicional, aquela que sempre tem nos cantos (aqueles quadradinhos) de propaganda e também a hoje um grande crescimento no uso das "páginas" criadas no face para divulgação das empresas. Nelas pode-se colocar fotos e comentários dos produtos, e criar um público aonde vai aparecer essas publicações. Com isso mantem-se ligado com seus clientes ou clientes em potencial divulgando o seu produto. Essa é uma grande ferramenta do Facebook para as empresas utilizarem o marketing digital.

    Diego A. da Silva

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  10. Atualmente o marketing digital tem sido uma ferramenta muita utilizada pelas empresas, pois devido à redes sociais terem se expandido, e as pessoas ficarem a maior parte do seu dia conectados a internet, muitas empresas vem se aproveitando desse fator, e como podemos ver o Facebook atualmente é uma das redes mais famosa, e mais utilizada pelo pessoal. Aqui em Barra Bonita mesmo, temos exemplos de alguns comerciantes que utilizam o Facebook para divulgar promoções das lojas, algum evento ao qual a loja ou outro tipo de comercio patrocina, envolvendo assim também o marketing social. O marketing marketing digital tem sido de grande valia tanto para as empresas quanto para os consumidores, pois a aproximação e o contato é apenas um clique prático e rápido.Quantas vezes navegando pelo Facebook não vemos nos cantinhos das telas propagandas, ou quando vemos compartilhamento de foto de propaganda. Em suma o marketing digital tem facilitado de uma, certa a forma a comunicação entre empresa e o consumidor, vista que as empresas devem tomar muito cuidado, pois o Facebook em apenas um compartilhamento de alguém insatisfeito pode denegrir a imagem da empresa.

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